I-Moto TigerSM 125

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: I-Moto TigerSM 125

Mensagem  Infiltrado em Qui Maio 24, 2012 1:11 am

Boa noite, não disse nada antes porque não tenho tido tempo..

Desde que fui buscar a mota, apenas ontem voltei a andar com ela, no entanto parece-me que o problema não esta resolvido, muito pelo contrario, parece-me pior Sad
Então assim que sai de casa, passado 1km (se tanto) a mota começou a engasgar-se, encostei e notei que quando rodava o punho do acelerador ela acelerava mas aos soluços (mesmo em ponto morto), e até o som no escape era diferente, parecia-me abafado, mas colocando a mão na saída do escape dava para sentir o ar a sair mais rápido em rotações mais altas. Não sei se será da panela, da mistura no carburador demasiado rica/pobre, do motor, ou da parte eléctrica, mas este fim de semana já me dedico a ela a 100%.

Que sugerem fazer? eu estava a pensar em fazer o seguinte:
Desmontar a panela de escape e ver se é isso que abafa o motor;
Dar uma limpeza ao deposito da gasolina e à torneira;
Tentar afinar novamente o carburador, retirando a cola de rosca que o mecânico colocou e pondo uma mola no parafuso;
Verificar a parte eléctrica e tentar perceber se poderá se dai (não percebo nada disto);
Caso não consiga resolver nada com as opções anteriores ou das sugeridas, arriscar-me a mexer no motor (ou se tiver farto da mecânica, ir por a mota a outra oficina [é uma aqui na área, já com muitos anos de casa em motas e carros] para obter uma segunda opinião);

Esta imagem é uma ilustração gráfica do que me parece que acontece quando acelero (o relatado acima).

É qualquer coisa parecido com isto, a verde é a minha aceleração com o punho, e a vermelho é a resposta do motor (o gráfico representa a aceleração em ponto morto e não em andamento).
Também noto as vezes que quando estou com o acelerador quase no máximo, na subida das rotações, a mota parece empapar-se entre as 5.5k e as 7.5k rpm, ta ali um pouco aos soluções e depois la consegue subir mais um pouco nas rpm.
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  leo em Qui Maio 24, 2012 10:22 am

bom dia companheiro... eu sugeria que fizesses como eu, tive um problema na minha moto e no mecanico concessionário só me davam era música, parecia que nem sequer sabiam qual era o problema da moto. então liguei para o importador e eles vieram buscar a moto para ser reparada lá. No teu caso penso que devias fazer o mesmo, não sei se a moto está na garantia, mas , mesmo que não esteja eles reparam na mesma, tens é de pagar claro, se tiveres garantia melhor ainda...
Muitas vezes os mecanicos locais não sabem bem o que fazer, e nós enquanto donos das motas muitas vezes só perdemos tempo e não conseguimos fazer nada... Portanto o meu conselho é, liga para a sociedade comercial do vouga explica-lhes o que se passa, e vê o que eles te dizem, até pode ser uma coisa simples e eles por telefone te digam como resolver, pois é bem provável que já tenha acontecido com mais motos.
cumps!

leo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qui Maio 24, 2012 11:36 pm

Boas amigo Leo.

Por acaso o mecânico onde levei a mota ligou para o importador (ou fornecedor dele) e de la disseram-lhe que pelo que ele descrevia não notavam nada de anormal.
E em conversa com ele, contou-me uma situação de uma pessoa que tinha la comprado uma i-moto e andou com ela bastantes kms sem óleo e acabou por gripar o motor, mas como a mota estava dentro da garantia (faltavam 15 dias para acabar) e embora tivesse sido culpa do utilizador da mota por não ter feito a manutenção necessária, o importador veio buscar a mota e trocou todas as pecas que eram precisas e mais algumas (basicamente foi um motor novo) e o cliente apenas teve de pagar cerca de 80€. Que ele me disse que foram praticamente os custos do transporte da mota. No entanto se tivesse fora da garantia era uma boa "bolada" que tinha que pagar.

Por causa dos elevados custos no transporte e na possível reparação é que tenho andado a tentar evitar manda-la para o importador (até porque pode vir na mesma) e depois são mais não sei quantos meses para voltarem levar, rever e trazer =/ No entanto se não conseguir resolver isto a "bem" lá terá de ser.

No entanto vou só (assim que tenha tempo) testar se será do escape que por deterioração do interior, abafa o motor. Caso não seja, ligo para eles e logo vejo o que eles me dizem. Dependendo disso tomo uma decisão, ou mando logo para lá ou tento ainda ir à oficina que referi e que tem "anos de casa".
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Sex Maio 25, 2012 10:03 am

Esta parece-me uma situação que está a pedir um mecânico "com muitos anos de casa". A alternativa é "está aqui a moto... ponham-na boa... mas só pago o que REALMENTE está avariado"! Isto é, podem mudar o que quizerem, mas SÓ UMA COISA DE CADA VEZ à responsabilidade deles. Se não ficar bom, é porque são incompetentes... tentem de novo.
Eu sei que há avarias que resultam de uma combinação de várias coisas, mas também sei que os "mecânicos de trazer por casa" geralmente funcionam numa de "deixa cá ver se será daqui... olha não era, mas não estraga meter uma peça nova (e o cliente é que paga)... vamos lá experimentar acolá... etc".
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  leo em Sex Maio 25, 2012 7:32 pm

uma vez que a tua moto tem um motor clone suzuki porque não vais a uma oficina da suzuki??
cumps!

leo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qua Maio 30, 2012 1:16 am

Tenho mais novidades, ainda não são as melhores, mas vamos la ver no que resultam.

Hoje passei pela oficina do Sr. que já tem "muitos anos de casa", e assim que viu o trabalhar da mota disse logo que o problema deve ser de alguma componente electrónica, mais propriamente da bobina da vela que com a temperatura deixa de passar electricidade correctamente, e que com o tempo os sintomas tendem a agravar-se (tal como esta a acontecer).

Video da aceleração da mota (o que levou o mecânico a fazer este diagnóstico):

No entanto, como não trabalha com esta marca, perguntou-me se conhecia alguém com uma mota igual para testar com a bobine dessa pessoa, mas como não conheço, sugeriu-me então ir a um revendedor oficial e pedir para testarem uma bobine nova, pois se o problema passar, é dai e terei de comprar uma nova, se não passar para testar mais componente electrónicos, como o regulador de tensão, etc... ate encontrar a origem do problema. Mas disse-me logo para lhes dizer para irem tentando um de cada vez para não estar a levar peças desnecessárias.

Bem agora é ligar para as duas oficinas/lojas revendedoras da marca aqui na zona e perguntar qual aceita mandar vir uma bobine só para testar, caso o problema não seja dai, a bobine "volta para trás", e passa-se ao próximo componente..

Depois quando tiver mais novidades, posto aqui =)

Entretanto, alguém tem mais alguma sugestão?

A laranja é a bobine que me disseram ser a fonte do problema e a verde o regulador de tensão (dá para ver a indicação de gs 125, que é um modelo da suzuki com o mesmo motor e mecânica).

Última edição por Infiltrado em Qua Maio 30, 2012 1:40 am, editado 3 vez(es)
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qua Maio 30, 2012 1:20 am

Vou tentar fazer o que escrevi no post anterior, caso não consiga assim vou tentar procurar oficinas da suzuki, mas acho que aqui na zona não há nenhuma, apenas multi-marcas que incluem suzuki Smile
leo escreveu:uma vez que a tua moto tem um motor clone suzuki porque não vais a uma oficina da suzuki??
cumps!
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Qui Maio 31, 2012 7:06 pm

A bobina não gosta de humidade e temperaturas elevadas afastam a humidade. Portanto, eu apontava mais para aquela coisa (com um dissipador de alumínio) que tens na mão. Enfia-lhe com uma esponja cheia de água em cima (ou com o jacto da pistola do compressor) para o arrefecer.... se ficar bom... é daí!
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qui Maio 31, 2012 8:41 pm

Dias escreveu:A bobina não gosta de humidade e temperaturas elevadas afastam a humidade. Portanto, eu apontava mais para aquela coisa (com um dissipador de alumínio) que tens na mão. Enfia-lhe com uma esponja cheia de água em cima (ou com o jacto da pistola do compressor) para o arrefecer.... se ficar bom... é daí!

Entretanto tinha mandado mail para o sc do vouga (importadores das i-motos), a relatar o problema e a perguntar o que me recomendavam fazer.

Eles responderam ontem com uma lista de oficinas e revendedores aqui na zona onde poderia levar a mota. Reparei que havia lá uma oficina multi-marca, da qual já me tinham falado bem, e como ontem ficou de caminho, passei por la expor o caso, o Sr. disse que não lhe parecia a bobina mas sim as válvulas que com o calor dilatavam e faziam a mota ir-se a baixo e engasgar-se.

Combinei com ele passar lá hoje, e assim fiz. Demorei 40min num percurso que fazia em cerca de 15, parei (forçadamente) 4 vezes para deixar a mota arrefecer e poder continuar. A quente (muito quente) a mota começava a engasgar-se e acaba por ir a baixo como se tivesse a faltar o combustível, depois só volta a pegar quando esta mais fria.

Quando la cheguei ele disse logo que se ouviam as válvulas a bater e que o mais provável era o problema ser mesmo das vavulas. Deixei lá a mota e ele disse que amanha me liga porque em principio será é uma coisa rápida e (importante) não será cara. No entanto disse-lhe para ver bem o problema, para a testar e assim, e caso seja preciso mais alguma coisa, para fazer orçamento e me ligar.

Quanto ao que me diz para tentar arrefecer, aquilo é o regulador de tensão, é relativamente pequeno mas tem aquele dissipador de calor cinzento/preto, e hoje enquanto esperava que arrefecesse, reparei se aquecia muito e nem por isso, no entanto se tem dissipador é porque não deve gostar de andar quente. No entanto, quando andei a fazer a verificação (visual) do sistema eléctrico, reparei que com ele ligado ou desligado, a mota funciona na mesma.

Bem, mas agora é esperar que me digam algo, depois deixo as novidades aqui..
A ver se o problema se resolve para ir dar umas voltas e tirar umas fotos para colocar aqui =)
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Sex Jun 01, 2012 2:35 pm

Afinar válvulas é rápido e barato (depois dos pontos de afinação já estarem à mostra). Esperemos para ver.
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Ter Jun 05, 2012 12:04 am

Bem, como eram para terem ligado na sexta, mas afinal não ligaram, e hoje liguei para lá eu a perguntar como estava a situação.
Disseram que já tinham afinado e ajustado as válvulas mas que o problema se mantinha, por isso iam testar uma bobina e caso não fosse dai, também testavam uma centralina (cdi [acho eu]). Ficaram de me ligar amanha, vamos la ver o que vem dali.
Quando tiver mais novidades, comunico Very Happy
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Sab Jun 09, 2012 2:48 am

Finalmente fui hoje buscar a mota. Fizeram o seguinte:
- afinacao das vavulas
- vela nova (a outra inda nem 300kms tinha, mas ele disse que como as vavulas tavam desafinadas, aquilo nao funciona bem, e a vela ja tinha bastante carvao)
- cachimbo da vela novo (o outro ja nao se segurava la muito bem, por acaso tambem ja tinha reparado nisso)

Quanto aos componentes electronicos, tava tudo ok, mas havia um fio que estava muito perto do motor e com o calor fazia mau contacto, disseram que so conseguiram ver atraves de um multimetro (penso que se chama assim), isolaram o fio e pronto..

Quando trouxe a mota, notei (ou foi so impressao) que inda perdeu um pouco de forca apenas numa situacao, mas nada como antes, no entanto hoje tambem nao teve muito calor e por isso nao deu pa testar bem.. assim que possa e o tempo aqueca mais, ja testo como deve ser.. Avaliando, ate agora pareceu-me bem, vamos la ver.. depois quando for dar a volta de teste tiro fotos Smile

Quanto a contas, foi o seguinte:
Mao de obra 40€
Vela ngk cr8e 7.80€
Cachimbo ngk 6€

Que acham dos precos?
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Sab Jun 09, 2012 5:33 pm

Não me parece que os preços sejam exagerados porque andar à procura de avarias que não têm uma causa evidente é sempre demorado. O que é preciso é que tenham dado mesmo com ela, e isso só o tempo o dirá.
Já agora, tens a certeza que eles testaram a electrónica quando o motor estava a falhar?
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Dom Jul 01, 2012 6:59 pm

Dias escreveu:Não me parece que os preços sejam exagerados porque andar à procura de avarias que não têm uma causa evidente é sempre demorado. O que é preciso é que tenham dado mesmo com ela, e isso só o tempo o dirá.
Já agora, tens a certeza que eles testaram a electrónica quando o motor estava a falhar?

Peço desculpa pela minha ausência no forum, mas tive bastante ocupado com assuntos "pessoais".
Quanto ao problema não voltei a tê-lo, a não ser uma impressões que se calhar já era eu a pedir um pouco mais do que uma 125 xD
No entanto vendi a mota hoje, com pena, mas teve de ser... a ktm duke (125 claro) sempre me tocou mais talvez um dia d€st€s volte com uma boa novidade Smile
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Ter Jul 03, 2012 10:17 am

Assim sendo, de uma maneira ou de outra o problema ficou resolvido, pelo menos para o antigo dono.
Espero que não demore muito t€mpo até teres a próxima menina.
Dias

Ver perfil do usuário

RE: I-Moto Tiger SM 125

Mensagem  yamahawhy em Dom Out 07, 2012 12:59 pm

Agradeço imenso esta informaçao toda, ajuda imenso. Eu estava a pensar que mota devo de comprar e pelo que eu vi nestes topicos a mais apropriada é mesmo a Tiger.

Estava indeciso entre a Tiger e a TXM, mas gostei mais desta. Muito Obrigado pela informaçao toda. afro afro afro
yamahawhy

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: