I-Moto TigerSM 125

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

I-Moto TigerSM 125

Mensagem  Infiltrado em Qui Dez 29, 2011 5:51 am

MOTA VENDIDA - DESACTUALIZAÇÃO DO TÓPICO
Ora então +1 diário de bordo de uma TigerSM 125

Local: Serra da Estrela - Miradouro sobre Covilhã e arredores.

A moto foi comprada, para dar umas voltitas e tal, aproveitando a nova lei dos 25anos e carta cat.B =) Mas entretanto rendi-me a isto das duas rodas e se puder ir de mota, de certeza que não vou de carro =)
Bem e depois de fazer o gosto a vista, ficam mais algumas informações.

Dados:
- Kms: 1028,6 (comprei em 2010 com 750,0kms +/-)
- Ano: 03/2009
- Motor: 125cc 8.4kw, completamente de origem

Desempenho:
- Velocidade máxima: 125km/h a descer e a fundo. Mesmo com mais descida não passa dali.
A direito, chega bem e ate bastante rápido aos 100/110km/h. Em subidas mais acentuadas, custa mais a desenvolver, mas a velocidade media é de 70/80km/h.

Manutenção / Mecânica:
- Mudanças de óleo/filtro
- Troca de alguns parafusos enferrujados
De resto tudo impecável.

Problemas:
- Bomba travão do pedal (trás): Com cerca de 950,0 kms, a bomba de trás começou a emperrar, quando pisava o travão, as pastilhas colavam e demorava imenso tempo a descolar, ficando sempre a travar a moto. PROBLEMA: pistão que bombeia o óleo empenado, ele funcionava mas prendia e por isso não fazia a descompressão do óleo. RESOLUÇÃO: Umas horitas de volta da bomba com WD40 e algumas ferramentas a tentar fazer o pistão voltar a subir e descer sem prender.

Alterações estéticas:
- Farol traseiro: como ate gosto do original mas não da forma como está colocado, decidi mudar. Recortei tudo e coloquei a luz ao contrario e debaixo do guarda lamas traseiro, tal como podem ver nas fotos.
- Apoio da Matricula: aproveitei o original com a luz e recortei a meu gosto e coloque mais para dentro, para não ficar com aquela pala bem feia de origem.
- Película de carbono nos espelhos e mica da frente, isto apenas porque estavam um pouco riscados devido a uma queda.

Próximas alterações:
- Mudar um pouco os autocolantes (só para não ficar igual a todas a outras tiger's)
- Fita nas belas das jantes
- Piscas triangulares led
- Umas alterações no escape para definir melhor o cantar dela.
E penso que mais nada, tá bonita como está =)

Prós:
- Consumos
- Posição de condução
- Manutenção
- Design agradável
- PREÇO

Contras:
- Um pouco pesada
- Tinta amarela da suspensão da frente desaparece com o tempo, sol e lavagens
- Plásticos, quebram facilmente nos apoios de fixação. Mas com algum cuidado eles ate se portam bem =)
- Parafusos, enferrujam e moem por isso preciso ter atenção e não dar demasiado aperto. Costumam dizer que os parafusos se desapertam e tal, ate agora apenas um de um apoio dos plásticos se desapertou, mas nada de grave, os restantes tudo ok.

Não sei se me esqueci de alguma coisa, mas é o mais provável. Se entretanto me lembrar adiciono =)
Espero que gostem =)

Última edição por Infiltrado em Dom Jul 01, 2012 6:22 pm, editado 2 vez(es) (Razão : MOTA VENDIDA - DESACTUALIZAÇÃO DO TÓPICO)
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Re: I-Moto TigerSM 125

Mensagem  Dias em Qui Dez 29, 2011 4:37 pm

Assim mesmo é que é! O que é preciso é partlhar a informação que cada um tem para que os outros possam fazer as suas escolhas objectivamente.
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  leo em Qui Dez 29, 2011 7:12 pm

bom relatório!! não consigo é ver as fotos...cumps!

leo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qui Dez 29, 2011 9:51 pm

Pois eu também andei um pouco desorientado a procura de informação antes de comprar a mota e não foi muito fácil, por isso espero que estas partilhas ajudem quem esteja indeciso =)

Quanto ás fotos, estavam demasiado grandes e só apareciam metades, o resto cortava. E como estava a ficar sem bateria só deu para colocar agora. =)
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  leo em Sex Dez 30, 2011 10:56 pm

linda mota!!!! parabens!

leo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Ter Maio 08, 2012 7:26 pm

Ob leo =)

Novidades no diário, desta vez não tão boas..

Então passou-se o seguinte, ia eu muito bem a dar um passeio pela cidade quando de repente a mota deixa de puxar, eu acelerava e metia as mudanças todas e tal, e nada, não andava..
Primeiro pensamento: a embraiagem deu o berro..
Encostei estive a ver bem e reparei que afinal era a cremalheira que estava a rodar e não agarrava a jante..
Segundo pensamento: tas lixado para voltar para casa.. A assistência em viagem salvou-me Very Happy

Em casa de volta do problema, reparei que os 4 parafusos que seguram a cremalheira à jante tinham partido. Desloquei-me a uma loja comprei 4 novos, coloquei e pronto problema resolvido.

Preço de cada parafuso 4.90€ (bastante caros para o que são)

1 - Parafusos partidos.
2 - Parafusos novos.
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Ter Maio 08, 2012 8:01 pm

Bem e agora tenho um novo problema que ainda não consegui perceber muito bem o que é.

Passa-se o seguinte, numa viagem de cerca de 15kms no final de +/- 10 a mota começa a engasgar-se, ou seja eu vou a acelerar normalmente e ela começa aos soluços. Durante esses 10 kms existem cerca de 4km que são numa variante em linha praticamente recta e plana que faço sempre em 5ª a fundo com médias entre os 100/120kmh (depende do vento).

Passei por uma oficina autorizada(oficial) da i-moto aqui na zona, comprei uma vela nova que a outra já me parecia um pouco queimada e expus o problema. O que me foi dito é que poderá ser do carburador que precisa de uma afinação ou uma limpeza pois como já tem mais de mil kms pode estar um pouco sujo ou desafinado. Mas sugeriram que entretanto devia experimentar abrir o aspirador (um parafuso no fundo do carburador) e deixar correr um pouco para limpar algum lixo que possa ter. Fiz isso mas o problema mantêm-se.. Mas tal como antes, só após alguns kms é que começa a soluçar e a engasgar-se.

Por exemplo o hoje fui dar uma volta maior e após cerca de 10km fazendo no final uns 3km também com a 5ª quase sempre a fundo, começo a sentir a mota a engasgar-se ou seja, com o acelerador constante e em linha recta, sentia a mota a soluçar e a perder força.
Encostei um pouco e assim coloco em ponto morto (N) e puxo o descanso a mota vai abaixo, tento voltar a por a trabalhar e nada. Vi a gasolina e o deposito estava meio, no entanto virei a torneira para a reserva e reparei que o filtro da gasolina (tenho um entre o deposito e o carburador) estava meio com gasolina e a outra metade com ar. (deu-me a impressão de o carburador não estar a puxar a gasolina)
Entretanto deixei arrefecer um pouco, voltei a dar à ignição e nada, como era uma descida pus a pegar de empurrão e com alguma dificuldade la pegou.

Após isto fui por gasolina, só entraram 5 litros logo era impossível estar na reserva, e voltei para casa, devagar e a sentir alguns soluços. Chegado a casa voltei a abrir o aspirador do carburador e deixei correr mais um pouco, deixei a mota arrefecer. Após isto fui dar uma pequena volta (3kms) e já não voltei a sentir a mota a empapar-se mesmo a fundo ela andava e puxava bem.

No entanto em longos percursos (cerca de 15km, Casa -> Universidade) ao fim de cerca dos tais 10 +/-, noto a mota a soluçar, a perder força e as vezes chega mesmo a ir a baixo e custa imenso a voltar a pegar..

Alguém sabe o que possa ser? Alguma sugestão?

Cumps e desde ja ob =)

Última edição por Infiltrado em Dom Jul 01, 2012 6:24 pm, editado 1 vez(es)
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Qua Maio 09, 2012 9:35 am

Antes de mais, parabéns pela maneira como te desenrascate com os parafusos partidos!

Os engasganços são sempre uma chatice porque pode ser tudo: filtro de ar, filtro de gasolina, resíduos no carburador, vela, sistema de ingnição.
Contudo, como acontece quando está quente e, tanto quanto percebi, o acelerar menos não resolve o problema, estou mais virado para que seja gasolina a mais (e.g. a boia do carburador que fica presa e o nível de gasolina na cuba fica demasiadamente alto) ou falha do sistema de ignição (se for TCI, ou semelhante, a electrónica pode estar para dar o berro e começar a dar raia com o aumento de temperatura).
Mas comecemos por coisas mais simples.
A moto tem botão para fechar o ar (manual ou automático) para faciltar o arranque a frio?
Se sim, começa por verificar se o ar não fica permanentemente fechado.

É malta, toda a ajuda é bem-vinda!
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Qua Maio 09, 2012 2:59 pm

Num outro fórum há um companheiro que tem um problema parecido com o teu e apareceu mais uma sugestão (ainda por confirmar): miôlo do escape solto que, com o aquecimento, deforma-se e impede a saída dos gases.
Pelo sim, pelo não, verifica também se não haverá qualquer coisa solta dentro da panela.
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qua Maio 09, 2012 6:07 pm

Obrigado pela rápida e pronta resposta Sr. Dias =)

Bem analisando a situação:
Dias escreveu:Os engasganços são sempre uma chatice porque pode ser tudo: filtro de ar, filtro de gasolina, resíduos no carburador, vela, sistema de ingnição.
Revendo as opções:
- filtro de ar: tinha-o limpo à pouco tempo e hoje fui verificar e pareceu-me tudo ok;
- filtro de gasolina: tenho um entre o deposito e o carburador, se não tiver mais nenhum, esse também não tem qualquer impureza;
- resíduos no carburador: tenho de passar por um mecânico verificar isso, nao quero arriscar mexer nisso sem saber;
- vela: tinha uma champion troquei por uma ngk nova, antes da ultima volta que dei e o problema mantém-se;
- sistema de ignição: a frio a mota pega sem grandes problemas (abro o ar no carburador e ela pega, no entanto sai algum(pouco) fumo no inicio depois passa), a quente também pega, mas quando se começa a engasgar ou se tiver muito quente, já não pega pelo botão eléctrico, apenas de empurrão e com algum custo.

Dias escreveu: Contudo, como acontece quando está quente e, tanto quanto percebi, o acelerar menos não resolve o problema, estou mais virado para que seja gasolina a mais (e.g. a boia do carburador que fica presa e o nível de gasolina na cuba fica demasiadamente alto) ou falha do sistema de ignição (se for TCI, ou semelhante, a electrónica pode estar para dar o berro e começar a dar raia com o aumento de temperatura).
Sim acelerar menos deixo de sentir tanto os soluços mas se for numa uma subida começo a perder força, sente-se a engasgar bastante (quando esta quente e depois de fazer um trajecto como referido no post anterior). Se for do Carburador, tenho mesmo de passar pela oficina tratar disso.
Quanto à electrónica, não sei se será TCI ou CDI, mas seja qualquer uma delas, terá de ser resolvido na oficina também, pois disso não percebo nada e não convêm arriscar.
Entretanto fui ver o estado da bateria e reparei que um dos pólos estava como o da imagem abaixo (parece farinha a parte branca). No entanto a mota acende todas as luzes e pega mesmo com elas ligadas. De qualquer forma vou fazer a manutenção e ver se poderá ser disso.

Dias escreveu:Mas comecemos por coisas mais simples.
A moto tem botão para fechar o ar (manual ou automático) para faciltar o arranque a frio?
Se sim, começa por verificar se o ar não fica permanentemente fechado.
Sim tem o botão de de ar manual no carburador, uso sempre para fazer arranques a frio (sem ele também não pegava a frio), depois de estar quente fecho o ar e já pega com ele fechado. Como sou eu que controlo isso, o ar apenas esta aberto quando a mota esta fria, quando esta quente e em andamento esta sempre fechado.

Dias escreveu:Num outro fórum há um companheiro que tem um problema parecido com o teu e apareceu mais uma sugestão (ainda por confirmar): miôlo do escape solto que, com o aquecimento, deforma-se e impede a saída dos gases.
Pelo sim, pelo não, verifica também se não haverá qualquer coisa solta dentro da panela.
A mota esta neste momento com 1110,0kms, e aos 1000,0kms eu fiz uma limpeza e reparação ao sistema de escape. O tubo que liga o motor à panela já tinha algum carvão e foi todo limpo, depois lixado e pintado com tinta de alta temperatura. Quando à panela como é totalmente soldada não consegui abrir e ouvia-se algum granulado la dentro, mas ao virar a panela ia saindo algum, tentei tirar o máximo.
Tenho de tentar perceber se quando esta muito quente se sente que o escape abafa o motor, se abafar é possível que seja isso sim.

Já agora qual é esse forum para seguir também o que ta a ser tentado por lá =)

Entretanto mais sugestões serão bem vindas, eu vou postando novidades =)
Abraços e um grande obrigado.

Última edição por Infiltrado em Dom Jul 01, 2012 6:25 pm, editado 1 vez(es)
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qui Maio 10, 2012 11:13 pm

- resíduos no carburador: tenho de passar por um mecânico verificar isso, nao quero arriscar mexer nisso sem saber;
Afinal hoje arrisquei e meti mãos à obra, fui ao nosso amigo google procurei por um tutorial (existem centenas deles) e lá me arrisquei..
Resultado é o que se pode ver nas fotos abaixo:

Bastante sujidade, e muita devia ter saído pelo aspirador que já tinha aberto algumas vezes.
Pareceu-me que era ferrugem do deposito de gasolina que passa pelo filtro que tenho, acho que vou ter de trocar o filtro.
No final de toda a operação, fui testar a moto e continua na mesma, embora já precisa-se de uma limpeza, o problema não parece ser do carburador.

Já agora, alguém me explica o que é o que está na seta amarela?
E na seta azul, aquilo é um tudo que vai dar a uma outra peça que está à frente do motor, para que serve aquilo?
Na seta vermelha está o tal filtro da gasolina, que pelos vistos não é muito bom, tem uma malha de rede a filtrar, parece pouco eficiente (não recomendo que usem iguais).
Na seta verde, são uns furos que tenho na caixa de ar do filtro assim entra mais ar e dizem que dá mais power. Sinceramente não notei nada, mas a moto ficou com um som mais apurado (menos abafado) gostei disso =)

Última edição por Infiltrado em Dom Jul 01, 2012 6:26 pm, editado 1 vez(es)
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Sex Maio 11, 2012 4:45 pm

Entretanto deixo aqui o link para um video que fiz ontem a noite para testar se a limpeza do carburador tinha alterado alguma coisa e depois de ter ido dar uma pequena volta.
Dá para perceber alguns engasgansos, no conta rotações as vezes vê-se ele a baixar as rotações sem que eu faça nada.
Outra coisa curiosa é que mesmo desengatada apenas estava a pegar com o descanso recolhido, aquilo tem um sensor que faz com que não pegue se tiver engatada e com o descanso colocado, mas desengatada sempre pegou.

VIDEO: www.vimeo.com/41986324
[flash(750,480)]www.vimeo.com/41986324[/flash]
(SE ALGUÉM CONSEGUIR POR O VIDEO DO VIMEO A DAR BEM, AGRADEÇO QUE EDITE)

O que eu noto em andamento é que por vezes parece que corta, ou seja numa aceleração linear tem falhas é como se deixa-se de entrar combustível. Isto tanto acontece apenas uma vez como varias vezes seguidas ou de vez, fazendo com que a mota se vá a baixo. Mas apenas acontece com a mota quente, a frio trabalha e puxa bem.

Última edição por Infiltrado em Dom Jul 01, 2012 6:29 pm, editado 6 vez(es) (Razão : VIDEO VIMEO A FUNCIONAR)
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  leo em Sex Maio 11, 2012 7:24 pm

boas companheiro, os parafusos da cremalheira, compras-te num representante? ou vendem-se em qualquer loja de peças?

cumps!

leo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Sex Maio 11, 2012 9:16 pm

A seta a amarelo, não faço a mínima ideia.
O tubo apontado pela seta a azul, e salvo melhor opinião, serve para medir a depressão no colector de admissão para controlar o avanço de vácuo da ignição (aumentar o avanço quando o motor está a fazer menos esforço).
Cautela com os furos apontados pela seta verde! É que se estão entre o filtro de ar e a entrada do carburador, então por aí entra ar sem ser filtrado, isto é, entra-te poeira para dentro do cilindro!!!
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Sex Maio 11, 2012 10:31 pm

leo escreveu:boas companheiro, os parafusos da cremalheira, compras-te num representante? ou vendem-se em qualquer loja de peças?
Boas Smile comprei mesmo num representante da marca, são parafusos originais. Não sei se existe outra loja onde sejam vendidos, mas é possível..

Dias escreveu:A seta a amarelo, não faço a mínima ideia.
O tubo apontado pela seta a azul, e salvo melhor opinião, serve para medir a depressão no colector de admissão para controlar o avanço de vácuo da ignição (aumentar o avanço quando o motor está a fazer menos esforço).
Cautela com os furos apontados pela seta verde! É que se estão entre o filtro de ar e a entrada do carburador, então por aí entra ar sem ser filtrado, isto é, entra-te poeira para dentro do cilindro!!!

O que está na seta a amarelo tem um parafuso de ajuste, eu já experimentei desapertar um pouco e nota-se qualquer coisa no motor a fazer mais barulho.
Quanto à seta vermelha, aquilo tem uma saída do motor, por baixo do tubo de escape que vai ligar a uma peca que tem um sistema electrónico e dai é que vai aquele tubinho para o sitio onde indica a seta.. Sabe se por acaso este sensor estiver danificado afecta o ralenti da mota, ou se o problema que tenho possa vir dai?
Os furos da caixa de do filtro de ar, são perto das entradas que a caixa já tinha e bem longe do filtro, quando os fiz tive isso em atenção, nenhum ar que entra no carburador, escapa ao filtro Smile

Bom fim de semana camaradas Smile
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Sab Maio 12, 2012 6:25 pm

Infiltrado escreveu:... Sabe se por acaso este sensor estiver danificado afecta o ralenti da mota, ou se o problema que tenho possa vir dai? ...
Antes de responder, gostava de dar uma explicação, de contar uma história (das verídicas) e de mencionar um ditado.

Explicação:
O sistema de ignição precisa de saber quando o pistão está no fim da compressão para mandar a faísca para a vela. Independentemente de se essa informação é fornecida por um contacto, uma bobina, um sistema óptico, etc., a faísca tem que acontecer antes do ponto morto superior porque demora algum tempo a inflamar toda a mistura dentro do cilindro. Para um sistema mecânico, a posição e o tempo não são a mesma coisa. Basta pensar que o ralenti estará nas 800 rpm e o red-line nas 8.000 rpm, o que é um factor 10. Assim, os motores com carburador usam um sistema mecânico (2 pesos, cujo movimento centrífugo é contrariado por 2 molas, que se deslocam sobre um rasgo inclinado) que, supostamente, deverá avançar a posição mecânica em que é dada ordem para saltar a faísca de uma maneira proporcional à velocidade, de modo a que o tempo de avanço seja independente da velocidade. Se o tempo anterior fosse sempre o mesmo, não era preciso mais nada. Contudo, o tempo necessário para inflamar todo o volume, mesmo num dado motor e para um determinado tipo de combustível, não é sempre o mesmo. Nomeadamente, é geralmente maior quando a mistura ar-gasolina é mais pobre (menos gasolina), situação que acontece quando se está a pedir pouca potência ao motor (os carburadores foram projectados desta maneira de modo a diminuir o consumo de combustível). Esta situação é geralmente detectada medido a depressão no colector de admissão: menos pressão (mais vácuo) = menos esforço. O sistema mecânico vulgarmente utilizado para este efeito é um barómetro aneróide de membrana metálica (semelhante aos outros mecânicos que se vendem para uso doméstico).

Nota:
Teoricamente, os avanços (natural + vácuo) deveriam ser ambos multiplicados pela velocidade. Contudo, como a multiplicação é uma operação difícil de conseguir do ponto de vista mecânico, enquanto que a soma é fácil. Assim, na prática o que se faz para os motores de carburador é somar o avanço de vácuo ao que resulta de multiplicar uma certa quantidade pela velocidade, de modo a que o resultado não esteja muito afastado do ideal. Nos motores de injecção, a centralina faz as contas correctamente, o que permite obter consumos menores. Contudo, a melhoria de 5 a 10% assim conseguida tem um custo muito elevado: uma sonda lambda avariada é dá cá 150 €, uma centralina são 300 €, não há informação disponível se quizerem reprogramar a centralina (a menos que sejam amigos da máfia dominante), etc., enquanto que com carburador a avaria pode resolver-se com um parafuso de 1 € e podem "sacanear" o carburador a vosso belo prazer.
Os motores "modernaços" são muito bons... até terem uma avaria daquelas que o software não identifica à primeira, mas o mesmo pode acontecer com os motores "à moda antiga". Veja-se a continuação.

História:
Já lá vai uma porrada de anos, tinha eu um enlatado de uma conceituada marca Japonesa, comprado em 1971 (esta é só para os que pensam que só as Chinesas é que avariam e que a assistência às Japonesas é perfeita) e que, na altura do que se segue, devia andar pelos 200.000 km (andei com ele até aos 270.000). Ora bem, um dia deu-lhe para custar a pegar. Foi à oficina da marca, afinaram-no, disseram que estava tudo bem... só que recusava-se a andar a mais de 50 km/h. Nova visita à oficina, voltam a dizer que está tudo bem... etc... etc!
Depois de me chamarem aqueles nome habituais reservados aos clientes chatos (ou que as oficinas chamam aos clientes quando elas são incompetentes), resolvi levantar a tampa do motor e ir ver se descobria o que se passava. Tirei a tampa do distribuidor, retirei a placa do platinado, olhei para o mecanismo do avanço centrífugo e... ahhhhhhhhhhhh... os rasgos tinham criado "cama" e os pesos estavam bloqueados na posição de máxima velocidade!
Foi só ir às "peças" da marca, comprar uma "came" de platinado nova, substituir... e acabou-se o problema!
Nunca cheguei a dizer na oficina da famosa marca Japonesa qual era o problema. Assim como assim, se não fazia parte da lista das avarias "prováveis" também não era evidente que percebessem.

Ditado:
Depois de testadas todas as hipóteses lógicas, a explicação que sobra, por mais estúpida que possa parecer, só pode ser a solução do problema.

Desculpem-me toda esta divagação, mas acho que o que se escreve num fórum deve ser útil para um número de pessoas tão grande quanto possível.
Uma vez que a avaria aparece quando o motor está quente, temos que pensar no que é que se altera nessas condições:
- a mistura ar-gasolina não precisa de ser tão rica;
- peças, não lubrificadas pelo óleo do motor, como as do avanço centrífugo, "escorregam" com mais dificuldade;
- a electrónica não gosta de temperaturas elevadas.
Voltando ao problema da moto do Infiltrado, cada vez mais acho que era boa ideia olhar (leia-se, a OFICINA olhar) para aquela caixa onde vai ligar o tubo e que controla a ignição.

Mas eu sou sou eu e deve haver pessoas muito mais habilitadas.
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Dom Maio 13, 2012 2:28 am

Gostei bastante da explicação que deu, principalmente porque de mecânica percebo muito pouco, e todo o tipo de informação que possa receber é sempre uma mais valia (afinal saber um pouco de tudo, dá sempre jeito) e explicado dessa forma mais fácil se torna de perceber.

Entretanto sobre a minha mota, hoje durante a tarde tentei dar mais umas afinações no carburador, mas como nao tava a resultar decidi ir à oficina (representante da marca) deixar lá a mota para ser afinada correctamente e ver o que se passa realmente. Mas antes de ir, ainda em casa dei-lhe uma última afinação, e como ainda são uns 10km em que fiz questão de puxar a mota para aquecer e assim que chega-se lá, ela estivesse com os problemas que costumava ter. No entanto parece que esta última afinação foi a mais acertada, durante todo o percurso apenas notei um ou dois engasgansos muito suaves, de qualquer forma optei por deixar lá a mota, estava lá apenas o filho que apontou tudo num papel e ficou com o meu numero para depois me ligarem antes de lhe mexerem.

E pronto, agora é aguardar.. Assim que tenha novidades comunico..
Obrigado pela ajuda Smile
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Seg Maio 14, 2012 11:14 am

Ficamos à espera de novidades.
Já agora, o tal manual (ou lá o que é) do carburador, compraste ou está disponível na net? Neste último caso, partilha o link porque seguramente vai haver que agradeça!
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Seg Maio 14, 2012 4:50 pm

Dias escreveu:Ficamos à espera de novidades.
Já agora, o tal manual (ou lá o que é) do carburador, compraste ou está disponível na net? Neste último caso, partilha o link porque seguramente vai haver que agradeça!

O que encontrei foi vários vídeos no youtube e um pdf sobre como limpar o carburador.

Guiei-me principalmente por este video:

E este PDF:
http://www.manuaisdemotos.com.br/arquivos/Limpeza_de_Carburador_-_Tutorial.pdf

Também ainda vi este video, mas não me trouxe nada de novo:

Para a limpeza, não usei gasolina, usei wd40 nas partes metálicas e limpei com uma escova de dentes, um pano e papel absorvente de cozinha para tirar todo o wd40 dos cantinhos. Para as partes de borracha apenas as limpei bem com papel (não usem gasolina ou wd40 nas borrachas porque estes materiais degradam a borracha).
No PDF (imagem 40) dizem para no final encher o copo do carburador de gasolina, eu não o fiz porque não o consegui-a encaixar sem o virar um pouco e assim a gasolina vazava, no entanto não me parece que seja necessário fazer isso, porque assim que se abre a torneira da gasolina o copo do carburador enche automaticamente e a mota (no meu caso) pega à primeira.
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Seg Maio 14, 2012 5:15 pm

Grande Infiltrado... eu já me fartei de abrir carburadores e não percebi mais de 50% do que o Brasileiro estava dizendo!
Eu costumava usar diluente celulósico e um pincel de cabo de madeira (o diluente celulósico derrete o plástico das escovas de dentes, mas tem a vantagem que evapora depressa; o problema maior é a dor de cabeça e manter os fumadores afastados).
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Seg Maio 14, 2012 6:57 pm

Dias escreveu:Grande Infiltrado... eu já me fartei de abrir carburadores e não percebi mais de 50% do que o Brasileiro estava dizendo!
Eu costumava usar diluente celulósico e um pincel de cabo de madeira (o diluente celulósico derrete o plástico das escovas de dentes, mas tem a vantagem que evapora depressa; o problema maior é a dor de cabeça e manter os fumadores afastados).

eheh Very Happy mas o que eles dizem não importa, o que interessa é perceber com as coisas são antes de lhes mexer para depois não sobrarem peças ou ter-mos surpresas desagradáveis Smile
Quando ao produto de limpeza, só tinha mesmo gasolina e wd40 à mão, que foi o que usei.. Esse diluente deve ser porreiro, limpeza a fundo deve fazer, mas parece que ainda é preciso ter mais cuidado com as borrachas Wink
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Ter Maio 15, 2012 10:36 am

Infiltrado escreveu:... Esse diluente deve ser porreiro, limpeza a fundo deve fazer, mas parece que ainda é preciso ter mais cuidado com as borrachas Wink
Correcto! Contudo, como limpa rapidamente, as borrachas nem têm tempo de absorver o diluente. Em seguida basta limpar o excesso das borrachas com um pano (ou papel de cozinha) e seca logo ao ar.
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Sab Maio 19, 2012 1:19 am

Boas, tenho novidades.

Ontem passei pela oficina, mas não apanhei la o mecânico, apenas estava la a mulher e combinamos passar por lá hoje e ela dava o recado ao marido. Hoje la fui eu, na duas rodas do meu irmão para falar com o mecânico e tal, para meu espanto quando la chego a mota já estava parada a porta (e a piscar-me o olho), fui falar com o mecânico e ele disse que tinha estado a dar umas afinações no carburador e pôs cola de rosca no parafuso que controla a entrada de ar porque estava muito folgado e fazia com que se desafinasse facilmente com a trepidação, buracos, etc. Disse também que o filtro da gasolina que tenho é muito pequeno e pode não deixar passar gasolina suficiente para alimentar a mota, principalmente em altas. Mas como não tinha la filtros, e estava à espera deles, depois ficou de me dizer quando tivesse.

Muito bem, posto isto perguntei-lhe se tinha ido dar uma volta com ela, a qual me respondeu que sim e que não tinha notado nada de anormal.

Eu bem que na última afinação que lhe tinha dado, tinha ficado com a impressão que o problema tinha passado, mas pelo sim pelo não deixei-a la para ele ver se não poderia ser alguma outra coisa.

No final da conversa, perguntei-lhe quanto era da afinação e ele respondeu-me logo que não era nada, como já era cliente habitual e foi só uma afinação, que não era preciso pagar nada. cheers

Bem saído de lá, fui dar uma volta para ver como estava e apenas senti os soluços umas duas vezes, não foram graves, mas aconteceram quando ia a ultrapassar um carro =/, estava a ver que me acontecia como antes e que já não o passava.

Mas como a volta não foi muito grande, não deu para testar em condições, assim que possa (ou seja, o tempo deixe) vou dar uma volta em condições e deixo feedback, aproveito e tiro umas fotos para colocar aqui Smile
Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Sab Maio 19, 2012 2:25 pm

Desejo bem que o problema tenha desaparecido de vez ou quase que já não se sinta. Embora a explicação do mecânico não me pareça muito convincente para uma avaria que só acontecia depois da moto estar quente, o que é preciso é que fique boa.
Já agora, não gosto de cola em parafusos que precisem de ser ajustados. Uma técnica melhor é meter uma mola (mas, pelo menos pelos tempos mais próximos, deixa estar como está para que o mecânico não invente desculpas se alguma coisa não correr bem).
Vai dando notícias.
Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  leo em Ter Maio 22, 2012 12:49 pm

então companheiro, como se tem portado a máquina nestes dias? o problema ficou resolvido?
espero que sim!!

leo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: