[DÚVIDA] Pressão dos pneus I-moto Tiger SM 125

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] Pressão dos pneus I-moto Tiger SM 125

Mensagem  Infiltrado em Qua Dez 21, 2011 4:38 am

Boas..

Tenho uma dúvida quanto a pressao dos pneus da i-moto tiger 125.

Alguém sabe a pressão correcta para esta moto?

Cumps..

Infiltrado

Ver perfil do usuário

Re: [DÚVIDA] Pressão dos pneus I-moto Tiger SM 125

Mensagem  Dias em Qua Dez 21, 2011 3:03 pm

À falta de melhor informação e fazendo umas contas com base no peso de outras motos que usam pneus com as mesmas dimensões, diria, sem compromisso, que:
1,8-1,9 bar (25-27 psi) à frente
2,0-2,1 bar (28-30 psi) atrás
Os valores inferiores são para estrada lisa e os superiores para estrada com alguns buracos (não é para TT!).
Os valores anteriores são sem pendura. Mete mais 0,2 bar (3 psi) atrás com pendura.

Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qua Dez 21, 2011 3:51 pm

Obrigado pela dica Dias..

Já agora, que contas usas-te para eu ficar a perceber um pouco mais disto?

Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Qua Dez 21, 2011 5:36 pm

À falta de dados na Net para a I-moto, usei as pressões indicadas para a Ninja GPZ500S (EX500), em que as mais novas usam precisamente os meus pneus. Como a Ninja tem 170 kg em vez de 133, assumindo a mesma distribuição de peso à frente e atrás (o que pode não ser verdade) e como a "pegada" do pneu (superfície de contacto com o chão) deve ser a mesma, então a pressão deve ser proporcional ao peso.
Apesar da importância que a pressão dos pneus tem, estas coisas não são verdades absolutas e dependem muito do estilo de condução e do tipo de piso. Por exemplo, na cidade em pisos sem crateras tiro 0,2 bar, apesar de saber que os pneus vão-se gastar mais de lado (pois... mas ficam mais confortáveis para as minhas cervicais!). Já se houver crateras... ui... aí é meter mais 0,2 bar (na esperança, muitas vezes irrealizada, que o pneu não se trilhe na jante).

Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qua Dez 21, 2011 6:43 pm

Pois a falta de informação da i-moto é algo que já notei.

Mas uma mais valia destas motos é que são comercializada em todo o mundo por diferentes marcas por isso tenho andado à procura de um manual de uma outra marca.

Já encontrei o da Beta 200cc que pelo que vi é comercializada na América Central (é a mesma moto do video da troca de óleo e filtro) o manual esta em espanhol, mas percebe-se bem, fala de toda a parte técnica e como fazer a manutenção, mas não fala da pressão dos pneus Neutral
Vou pesquisar mais um pouco, se encontrar posto aqui a pressão certa.

Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Qua Dez 21, 2011 6:58 pm

OK, força! Toda a informação é bem-vinda!

Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Qua Dez 21, 2011 8:26 pm

Encontrei isto no manual da Sundown STX e Motard, edição brasileira do modelo I-moto Tiger e Tiger SM.
A marca dos pneus difere mas os da Sundown são Pirelli e os da I-moto são Kingstone, no entanto as medidas são as mesmas e o porte da moto também, por isso a pressão deve ser a mesma =)

Mas gostava de ter mais opiniões quanto aos valores da tabela.

Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  leo em Qui Dez 22, 2011 9:40 pm

sim concordo... a mota é semelhante e a medida dos pneus igual, logo a pressão deverá ser a mesma Very Happy

cumps!

leo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Dom Dez 25, 2011 11:22 am

As minhas contas de 21 de Dezembro estão erradas! É que dividi os pesos das duas motos e esqueci-me do peso do condutor.
Assim, para um condutor até 90 kg, tenho 27 psi à frente e 31 psi atrás.
Volto a repetir que isto é o melhor que posso fazer comparando motos diferentes e que a tabela do Infiltrado poderá estar mais correcta. Contudo, não deixa de ser estranho uma pressão de 33 à frente para a Tiger, isto é, maior do que os 32 da Ninja (mas também nada me garante que os valores que encontrei para a Ninja estejam correctos).

Dias

Ver perfil do usuário

Mensagem  Infiltrado em Seg Dez 26, 2011 4:39 am

Dias escreveu:As minhas contas de 21 de Dezembro estão erradas! É que dividi os pesos das duas motos e esqueci-me do peso do condutor.
Assim, para um condutor até 90 kg, tenho 27 psi à frente e 31 psi atrás.
Volto a repetir que isto é o melhor que posso fazer comparando motos diferentes e que a tabela do Infiltrado poderá estar mais correcta. Contudo, não deixa de ser estranho uma pressão de 33 à frente para a Tiger, isto é, maior do que os 32 da Ninja (mas também nada me garante que os valores que encontrei para a Ninja estejam correctos).

Dias, eu também não tenho a certeza do valor, estes foram os que encontrei no manual da Sundown brasileira, e se reparar-mos bem, à frente com com 1 ou 2 pessoas a pressão indicada na tabela é sempre a mesma o que poderá ser uma gafe e realmente os valores para a frente andarem nos que tu indicas..

No entanto eu também achei os valores um pouco altos. Mas vou verificar a pressão que tenho e ajustar +/- para os valores entre o que indicas =)

Infiltrado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dias em Seg Dez 26, 2011 10:47 am

O facto da pressão à frente ser a mesma para 1 ou 2 passageiros é normal, porque o peso do pendura fica praticamente apenas sobre a roda de trás.

Dias

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: